A Junta Comercial (Jucetins) alerta que a partir desta quarta-feira, 1º, a abertura, alteração e baixa de empresas serão feitas exclusivamente de forma digital. O processo poderá ser feito por meio do portal Simplifica Tocantins. O uso do protocolo em papel não será mais aceito. 

Transição feita com calma e responsabilidade

Presidente da Jucetins, Thaís Coelho explica que a exclusividade digital que começou a valer para alguns tipos de empresas em agosto, agora será para todos. “Já há muito tempo a maioria dos processos na Jucetins é feita de forma totalmente online. Fizemos tudo com calma e responsabilidade para que todos os usuários se adaptassem à plataforma”, disse por meio da assessoria.

Assinatura gratuita

Para concluir um processo pela internet o cidadão precisa de uma assinatura digital. Podem ser utilizadas a assinatura avançada ou o certificado digital. A assinatura avançada é a forma mais fácil, pois é gratuita e depende apenas de um cadastro no portal do governo federal. Essa nova modalidade tem o mesmo valor jurídico de uma assinatura manuscrita.

Orientação

Para auxiliar os usuários nesta nova fase, a Jucetins disponibiliza manuais no site (to.gov.br/jucetins) com o passo a passo para realizar os principais procedimentos, como abertura de empresas. Os manuais são intuitivos e mostram do início ao fim, com textos curtos e imagens, o registro e a formalização de empresas pelo Simplifica.