O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, é o nome da vez. Digam o que disserem ao contrário, mas o colombiano/brasileiro continua sendo o nome mais citado em todas as conversas. Seja aqui ou no Bico do Papagaio. Amastha, hoje, é o selo de qualidade que anda faltando em muitos políticos locais. Não por mero produto de marketing político, Amastha sabe jogar o jogo com consciência própria e percebe a hora certa e calculada para fazer o lance certo. Mas às vezes os adversários dão uma trombada e estragam a partida.

A desfiliação de vários prefeitos do partido, (PSB),  de Amastha pode ter sido um duro golpe ao planejamento do prefeito para o ano que vem, em se tratando de suas pretensões ao que todo morador do Tocantins imagina: Amastha candidato ao governo do Estado. A saída dos prefeitos, em um primeiro momento parece a dissolução de uma base construída com muito jogo de cintura, com excesso, às vezes, mas bem articulada e que dava boas perspectivas ao prefeito de Palmas, de ter um palanque forte em várias regiões desse vasto Estado do Tocantins. A pancada foi dura.

Avaliando por outro ângulo essa situação, para Amastha pode representar uma oportunidade para buscar novas alianças ou buscar velhos parceiros que estavam longe. Pelos buchichos e conversas ouvidas, talvez a senadora Kátia Abreu já esteja fechando uma provável aliança com Amastha, o que poderia render ao prefeito o PSD, comandado pelo deputado Irajá Abreu, filho da senadora e, com a saída Kátia do PMDB, um bom número de aliados dela que muito provavelmente sairiam com ela e o partido de Amastha receberia muito bem esses descontentes.

O certo de tudo é que os que se afastaram não sentiram a tal “sustança” no projeto político de Amastha e buscaram outros ninhos, sendo o do tucano o mais procurado. Essa situação também foi muito interessante para Amastha – que com a revoada dos prefeitos, ficou  sabendo  com que não poderá contar em 2018. Ao mesmo tempo abriu-se uma janela para novas parcerias nesse difícil jogo em que  a chance de fazer um gol cara a cara com o goleiro é impedida com a chegada do adversário. Vamos acompanhando o jogo e esperando para saber quem vai sair vencedor. 2018 é logo aqui.