Após uma campanha nas redes contra falas preconceituosas de Sikêra Jr., o apresentador do programa Alerta Nacional perdeu patrocinadores. Na última sexta-feira, Sikêra se referiu a homossexuais como “uma raça desgraçada” e disse frases como “vocês são nojentos” e “já pensou ter um filho viado e não poder matar?”.

Após as declarações feita ao vivo no programa — e que foram alvos de uma ação judicial elaborada pela Aliança Nacional LGBTI+ —, iniciou-se uma campanha nas redes, puxada pelo movimento Sleeping Giants Brasil, pressionando para que as marcas retirassem o apoio a Sikêra. A hashtag #DesmonetizaSikera chegou a entrar nos assuntos mais comentados do Twitter.

Entre as marcas que já anunciaram a retirada do patrocínio do apresentador ou de seu programa estão Nivea, Ford, Magazine Luiza, Tim, Hapvida e MRV.

Em resposta à campanha e à repercussão que suas falas tiveram, o apresentador apenas comemorou o aumento do seu engajamento nas redes.

“Obrigado família brasileira. Que Deus abençoe e proteja a todos”, escreveu Sikêra em uma publicação em que mostra o aumento em 126% das interações que teve no Instagram na última semana.