O município de Araguaína, região norte do Tocantins, não registra novos casos de Covid-19 desde 07/04, totalizando 13 dias na última  segunda-feira (20) sem qualquer paciente confirmado para a doença. Todos os 05 casos confirmados na cidade já estão recuperados e saíram do isolamento social.

Segundo a Prefeitura de Araguaína, a cidade possui 30 leitos disponíveis para possíveis pacientes com estados moderado e grave de saúde, todos desocupados.

Diante do cenário, o prefeito Ronaldo Dimas flexibilizou a reabertura do comércio local, bem como igrejas, academias e restaurantes, mas com várias restrições, inclusive o uso obrigatório de máscaras em todos os locais públicos.

Se 50% dos leitos forem ocupados ou quando o número de casos confirmados de doentes seja cinco vezes o número de leitos disponíveis, as demais atividades do comércio serão novamente suspensas.

Tocantins

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado até o  domingo, 19, contabiliza 34 casos confirmados da Covid-19, nas cidades de Palmas (24), Araguaína (05), Cariri do Tocantins (01), Gurupi (01), Dianópolis (01), Tocantinópolis (01) e Paraíso do Tocantins (01), sendo que este último veio a falecer nesta segunda-feira, em Goiânia-GO.

Desses 34 casos, 12 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento. Outros 19 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar.

Atualmente, o Tocantins registra dois óbitos, um registrado em Palmas e o outro em Goiânia (GO), de um morador do município de Paraíso do Tocantins.

Um caminhoneiro de São Paulo que passava por Araguaína testou positivo para covid-19, mas o caso não entra na relação oficial do Tocantins, por se tratar de um paciente residente em Birigui (SP).