A britânica Melanie Jennings com o namorado, Joe Hutchens, de 24: pavor de pegar coronavírus e agora só faz sexo com Joe se os dois estiverem usando máscara e luvasA britânica Melanie Jennings com o namorado, Joe Hutchens, de 24: pavor de pegar coronavírus e agora só faz sexo com Joe se os dois estiverem usando máscara e luvas

Tamanho do textoA A A

Autoridades de saúde do Canadá vieram a público pedir que casais evitem beijos e considerem o uso de máscaras de proteção durante as relações sexuais para evitar a propagação da Covid-19. Theresa Tam, chefe do Departamento de Saúde Pública do Canadá acrescentou ainda que atividades individuais continuam sendo a opção sexual de menor risco em uma pandemia.

Em um comunicado, Tam ponderou, no entanto, que há poucas chances de contrair Covid-19 através do sêmen ou fluido vaginal, mas a atividade sexual com novos parceiros aumenta o risco de contrair o vírus, especialmente se houver contato próximo, como o beijo. Ainda assim, pediu o uso de preservativo e que casais sempre cubram a boca e o nariz e monitorem seus parceiros quanto aos sintomas antes de qualquer atividade sexual.

“O sexo pode ser complicado na era da Covid-19, especialmente para aqueles sem um parceiro íntimo em sua casa ou cujo parceiro sexual está sob maior risco”, disse no comunicado.

A saúde sexual é uma parte importante da saúde geral, disse Tam, e, tomando precauções, “os canadenses podem encontrar maneiras de desfrutar da intimidade física e, ao mesmo tempo, proteger o progresso que todos fizemos para conter a Covid-19”.

Evite os beijos, a proximidade cara a cara, use uma máscara que cubra a boca e o nariz e monitore você e seu parceiro quanto aos sintomas antes de qualquer atividade sexual, disse Tam.