Os senadores Eduardo Gomes (MDB) e Kátia Abreu (PP) e os deputados federais Tiago Dimas (SD), Dorinha Seabra (DEM), Dulce Miranda (MDB), Osires Damaso (PSC), Célio Moura (PT), Vicentinho Júnior (PL) e Carlos Henrique Gaguim (MDB) aproveitaram Marcha de Legislativos Municipais em Brasília nesta quarta-feira, 25, e organizaram um café da manhã para conversas com os cerca de 250 vereadores de 50 municípios tocantinenses presentes na capital federal. A bancada fez questão de ressaltar a união em prol do Tocantins, independente de partido e relação de cada congressistas com o Palácio Araguaia.

Ações da bancada

Coordenador dos congressistas do Tocantins, Tiago Dimas destacou os valores destinados ao Tocantins por meio de emendas impositivas, que somam R$ 1,4 bilhão de 2018 até 2021. “Sabemos que os grandes investimentos do Tocantins vêm ocorrendo por meio da bancada federal”, afirmou. O deputado também destacou a articulação para aumentar a quantidade de vacinas contra a Covid-19 distribuídas para o Tocantins e reduzir o prazo das obras da BR-153 no processo de concessão, entre outras ações.

Tocantins tem bancada que discute com vereadores

Presidente da União dos Vereadores (Uvet), Terciliano Gomes (PSD) falou em nome dos presentes e destacou o “ineditismo” do evento, ressaltando que a bancada tocantinense foi a única do Brasil a promover um encontro amplo com os parlamentares municipais. “Só temos que agradecer a toda a bancada, porque no Tocantins há deputados e senadores que discutem as políticas públicas com nós, vereadores”, falou.

Senadores

Conforme a assessoria da coordenação da bancada, cada congressista discursou para os vereadores. Líder do Palácio do Planalto, Eduardo Gomes falou sobre a história política do Tocantins, ressaltando a qualidade dos líderes políticos do Estado, em especial, Siqueira Campos. Kátia Abreu revelou uma articulação que está fazendo no Senado Federal e junto ao Banco Central para reduzir a quantidade de pessoas com cadastro negativo no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Recurso precisa chegar na ponta

Dulce Miranda enalteceu a importância do evento dos vereadores. “É de suma importância essa marcha porque são esses homens e mulheres que fazem as políticas públicas acontecerem no nosso Estado. Nós da bancada estamos unidos dando todo suporte aos gestores”, ressaltou. Dorinha Seabra defendeu o envio de verba para o Estado, especialmente aos municípios tocantinenses, porque, segundo destacou, o dinheiro precisa chegar na ponta. “Os recursos devem assegurar mais qualidade de vida a todos os tocantinenses”, comentou.

Consulta aos vereadores

Na mesma linha da democrata, Vicentinho Júnior ressaltou o trabalho pela destinação de recursos de emendas para os municípios. “Ouvimos os vereadores para saber no que é melhor aplicar os recursos federais. Este evento nos proporcionou alguns encontros e reencontros. Uma oportunidade de dialogarmos com os vereadores e alinharmos sobre as principais demandas e necessidades dos municípios”, detalhou. Célio Moura também disse estar atento às demandas dos parlamentares municipais e ressaltou a necessidade de ampliar os investimentos em políticas públicas que melhorem a qualidade de vida nas cidades.

Defesa das coligações

Osires Damaso destacou a importância do encontro, pela quantidade de vereadores presentes, e enalteceu o respeito que a bancada federal do tem pela população do Estado. Já Carlos Gaguim defendeu a criação de emendas parlamentares de bancada para os vereadores e a volta das coligações proporcionais nas eleições municipais. “Isso é muito importante. daqui a três anos tem a eleição dos vereadores e não precisamos passar por esse sufoco de não ter coligação”, frisou.