Tomou posse a nova diretoria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins (FACIET). Em uma cerimônia festiva, realizada no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins (OAB-TO), o novo presidente da instituição, Fabiano do Vale, assumiu a direção da entidade até agosto de 2023.A solenidade contou com apresença de autoridades, membros da nova diretoria e dos presidentes das associações filiadas a FACIET.

No evento, também foi assinado um convênio de cooperação entre o Banco do Brasil e a FACIET e,de acordo com o superintendente do banco, Felipe Zanela, o objetivo é levar aos associados da entidade linhas de crédito, além de outros serviços a estes empresários e assim contribuir com o crescimento desses negócios. “Essa linha de crédito tem taxas de juros que variam entre 0,7 a 0,8 ao mês e prazo de pagamento de até 10 anos, para que esse empresário seja da indústria, serviços ou comércio possamdeixar seu negócio mais competitivo. Para os microempreendedores individuais (MEi’s), será disponibilizado o cartão do empreendedor, que irá fomentar esses pequenos negócios, enfim, serão destinados recursos para o tamanho que o empresário precisar,” apontou.

Com o lema “Quem conhece confia” o presidente Fabiano do Vale assume o cargo com o objetivo de aproximar a Faciet das Associações Comerciais e de seus integrantes, os empresários. “Seremos a rede de apoio para que o empresário possa se desenvolver e empreender cada dia mais. E isso passa desde a capacitação de seus colaboradores até a busca por apoio junto ao Governo do Estado e de instituições financeiras como o Banco do Brasil, que na noite de hoje, firma um acordo de incentivo junto a FACIET. Este acordo irá disponibilizar linhas de crédito voltadas para os mais diversos formatos de negócios, sejam eles micro, pequenos ou grandes, essa já é mais uma conquista desta gestão,” afirmou Fabiano.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, RidovalChiareloto, esteve presente no evento representando o Governador Mauro Carlesse, e reafirmou o compromisso do Estado na busca pelo desenvolvimento e da geração de emprego e renda. “O do Tocantins tem tudo para ser um estado forte e rico em todos os aspectos, maspara isso precisa crescer. É preciso esclarecer que isso não depende só do empresariado, o desenvolvimento depende de todos e para contribuir com esse crescimento a FACIET pode contar com o Governo do Estado. Nós precisamos atrair investidores e incentivos para atingir esse objetivo e muito tem sido feito com esse intuito e é muito bom saber que a FACIET está junto com o Governo para o cumprimento dessa meta,” pontuou o secretário.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, apontou a importância de caminhar lado a lado com a entidade, com o objetivo de contribuir para o crescimento dos empresários e, consequentemente, do desenvolvimento social da capital. “A FACIET é uma entidade muito importante não apenas para a nossa capital, mas para todo o Estado. Ela é responsável por centenas de carteiras assinadas nas mais diversas cidades do Tocantins. E para a prefeitura de Palmas que busca cada dia mais desmistificar a ideia de que por ser uma cidade administrativa os empregos e o dinheiro giram em torno do poder público é fundamental contar com essa parceria para a  construção de novas oportunidades de crescimento,” finalizou.