O presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai, “se Deus quiser, participar e influir na presidência da Câmara”. A declaração foi feita em uma live para a deputada federal Carla Zambelli e ocorreu após um café da manhã com 30 deputados do PSL no Palácio do Planalto. Entre as pautas tratadas, a negociação pelo apoio ao candidato à presidência da Câmara, Arthur Lira.

Na saída da reunião, acompanhado dos parlamentares, o chefe do Executivo cumprimentou apoiadores. Filmando, a deputada pediu, então, que ele mandasse um recado para seus seguidores ao vivo. Bolsonaro disse que, com a ajuda dos deputados presentes no encontro, participaria e influenciaria na disputa pela liderança da Casa.

“Fizemos uma reunião, aí, com 30 parlamentares do PSL, e vamos, se Deus quiser, participar, influir na presidência da Câmara com esses parlamentares de modo que possamos ter um relacionamento pacífico e produtivo para o nosso Brasil”, apontou.

Apoio consolidado

A jornalistas, o deputado Major Vitor Hugo ressaltou que o apoio do PSL está consolidado em torno de Lira. “Hoje temos uma lista consolidada de 36 deputados e temos notícia de que vários outros deputados que não assinaram a lista também apoiam o deputado Arthur Lira. E a gente imagina, nas nossa contas, que podemos chegar até próximo de 50 votos dentro do PSL para Arthur, independentemente de terem assinado a lista formalmente trazendo para o bloco do Arthur o PSL. Mas essa posição está consolidada, já existe entendimento dentro da Câmara nesse sentido de que uma vez formado o bloco, o partido não pode sair do bloco a não ser para formar o bloco com outros partidos egressos do próprio bloco”, observou.

A votação pela escolha dos presidentes da Câmara e do Senado está marcada para o dia 1º de fevereiro. Enquanto os aliados do deputado Arthur Lira (PP-AL) estão otimistas com a vitória no primeiro turno, o grupo de Baleia Rossi (MDB-SP) acredita na vitória no segundo turno. O bloco do emedebista conta com 11 partidos, que somam 238 votos, mas estima-se que ele deverá receber cerca de 220 votos.