O governador Cláudio Castro sancionou uma lei que oficializa o carnaval fora de época em todo o Estado. Com a medida, o calendário de datas oficiais do Rio de Janeiro será alterado, incluindo o mês de julho em todo ano dentro do projeto intitulado “CarnaRio – Carnaval fora de época”.

Vacinação começará pelas capitais

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial Extra da última terça-feira, a medida visa estimular o turismo e aquecer a economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços. A organização das comemorações relativas à data deverá contar com a participação das ligas, agremiações e blocos carnavalescos, e ainda da Secretaria de Estado responsável pela pasta da Cultura.

De acordo com o autor da lei, o deputado Dionísio Lins (PP), a segunda quinzena do mês de julho coincide com férias escolares praticamente em todo o país, o que atrairia a chegada de turistas. Outra vantagem da criação do evento seria que muitos estados do país possuem carnavais fora de época como atração turística.

O evento ainda não tem uma data estabelecida no mês para acontecer, além de detalhes de logística de segurança e saúde em meio à pandemia, e de quanto geraria, de fato, de retorno em turismo para o Estado.