Dona Jessi Azevedo, de Gurupi, acompanha o senhor Antonio José Barbosa, do Piauí, que está hospedado na Casa de Apoio, gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Ele está em Palmas para o tratamento de radioterapia de câncer de pulmão. “Minha filha o encontrou sozinho e passando mal e o levou para nossa casa. Arrumei uma consulta para ele, que foi diagnosticado com enfisema pulmonar e encaminhado para tratamento em Palmas”, explicou.

Dona Jessi Azevedo contou também que não tem condições de pagar hospedagem em Palmas e falou da alegria deles em poder ficar na Casa de Apoio. “A alegria da gente é muito grande em poder estar aqui. Temos atendimentos, alimentos e tudo que precisamos”, afirmou. “A gente já vem triste do sofrimento que passa durante a radioterapia, mas quando chega aqui é muito bem atendido e fica muito feliz, essa é a nossa alegria”, agradeceu.

O paciente Edmar Ribeiro da Costa, de 66 anos, de Natividade, também está hospedado na Casa de Apoio para tratamento de câncer de pele. “Aqui é muito tranquilo, somos muito bem tratados e respeitados”, afirmou.

De janeiro a dezembro de 2020, a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), hospedou mais de 16.500 pessoas.

Cuidados intensificados

Devido à pandemia da Covid-19, as ações realizadas na Casa de Apoio do Governo do Tocantins foram intensificadas em 2020, com os esforços contínuos da equipe da instituição, juntamente com parceiros voluntários e hóspedes.

A gerente da instituição, Elisângela Sardinha, informa que a equipe da Casa de Apoio intensifica, diariamente, os cuidados para continuar recebendo os pacientes e seus acompanhantes, com objetivo de dar continuidade aos tratamentos de saúde. “Os protocolos de higiene e distanciamento estão sendo seguidos. O Governo do Tocantins providenciou todo o material necessário para os cuidados e a higiene, a fim de evitar contaminação de servidores e hóspedes”, informou. “Também informamos e orientamos os servidores sobre a necessidade de afastamento do trabalho e os hóspedes sobre a troca de acompanhantes no caso de sentirem sintomas da doença, entre outros cuidados”, afirmou.

Durante 2020, o secretário da Setas, José Messias Araújo, destacou que a continuidade dos trabalhos na Casa de Apoio, mesmo com a pandemia da Covid-19, foi uma determinação do governador Mauro Carlesse. “O Governo do Tocantins mantém abertas as instituições, a exemplo da Casa de Apoio, em respeito a todos os que necessitam cuidar da saúde e em apoio a todas as pessoas que precisam de ajuda, tomando os devidos cuidados e sempre pensando no bem-estar da população”, enfatizou.

Casa de Apoio

Os pacientes de hospitais públicos de Palmas, que moram no interior do Tocantins e, ou, em estados vizinhos, contam com a atenção especial do Governo do Tocantins no momento em que mais precisam com hospedagem na Casa de Apoio, com três refeições diárias, apoio psicológico e espiritual e entretenimento, entre outros, contando com a colaboração de voluntários parceiros.

Voluntariado

A Casa de Apoio recebe doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal e alimentação complementar. Os interessados em conhecer a Casa e se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone (63) 3218-2465.

Diariamente, a instituição tem capacidade para atender 126 pessoas.

Localização

A Casa de Apoio fica a 200 metros do HGP, o que facilita o acesso. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instalação também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.

Estrutura

A estrutura física da Casa é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.

Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas. Endereço: Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-01. Telefone: 3218-2465.