Começaram na última sexta-feira, 25, o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, para os aposentados e pensionistas em todo o país. O depósito será realizado junto com a folha de pagamento mensal do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que vai até o dia 8 de setembro. Mais de 29,2 milhões de beneficiários receberão a primeira parcela do abono.

Para quem ganha o salário mínimo, de novecentos e trinta e sete reais (R$ 937) os pagamentos serão realizados entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro. Já os segurados que ganham acima do valor, receberão entre os dias 1º e 8 de setembro. A segunda parcela tem previsão de sair em novembro.

Não haverá desconto de Imposto de Renda nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º somente é cobrado em novembro e dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação natalina.

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Palmas), Davi Goveia, este pagamento é importante neste momento em que estamos retomando o otimismo na economia. “A expectativa é que este benefício tende a movimentar o comércio da Capital de uma forma positiva”, destacou o presidente.