O Rio entrou em alerta, de acordo com Centro de Operações Rio (COR), às 14h35, em virtude da primeira chuva de verão que caiu na cidade neste fim de ano. Na Avenida Brasil, a chuva causou alagamentos na pista nas alturas de Caju, Benfica, Olaria e Cordovil. Também há relatos de chuva intensa e ventos fortes na Ilha do Governador, no Galeão, na Tijuca e no Flamengo. Na Zona Oeste, nos bairros do Tanque e Cidade de Deus, a chuva é moderada.

O Aeroporto Santos Dumont informou que chegou a ficar fechado para pousos e decolagens entre 14h40 e 15h30. De acordo com COR, as pancadas de chuva forte devem ser concentrar, principalmente, na Zona Norte e no Centro. Na Avenida Ayrton Senna, na Barra, há congestionamento da orla até a altura da Gardênia Azul, sentido Jacarepaguá. Na Avenida das Américas, dois carros bateram na pista central do sentido Recreio, altura do Bosque da Barra.

No momento, há registros de quedas de árvores em Abolição, Engenho de Dentro, Méier e na Glória. Também há bolsões d’água em vias como Rua Ibiapina, na Penha; o Largo Vicente de Carvalho, em Vicente de Carvalho; a Av. Pastor Martin Luther King Junior, na altura da Rua Capitão Sampaio, em Del Castilho; na Muniz Barreto, em Botafogo; na altura do número 296 do Campo de São Cristóvão; e na Rua Etelvina, em Olaria.

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a tempestade transformou a Rua 25 de Agosto em um rio. No domingo, uma tempestade de granizo já havia causado estragos na cidade.

Pouco antes das 16h, de acordo com o Alerta Rio, a chuva na capital começou a perder intensidade. Segundo o sistema, os núcleos de chuva moderada a forte que atuavam na cidade começaram a se deslocar para o oceano, e os núcleos de chuva fraca que persistem em pontos isolados da cidade também estão perdendo força.

Natal será chuvoso

O estado do Rio de Janeiro está sob alerta de temporais para véspera de Natal, 24 de dezembro, segundo Climatempo. No dia 25, quarta-feira, o tempo já abre um pouco no estado. Previsão de sol entre nuvens, e sem chuva na cidade do Rio. Por outro lado, na Região dos Lagos há previsão de pancadas de chuva moderada durante o dia.

As temperaturas se mantêm amenas durante o Natal, com mínima de 20°C e máxima de 29°C na capital fluminsense. Na região dos lagos a temperatura varia entre 19° e 26°C.

Quem mora na Região Serrana pode se preparar para chuva e frio nesta terça-feira, com mínima de 15°C e máxima de 26°C.

No dia 25, quarta-feira, o tempo já abre um pouco no estado. Previsão de sol entre nuvens, e sem chuva na cidade do Rio. Por outro lado, na região dos lagos há previsão de pancadas de chuva moderada durante o dia.

As temperaturas se mantêm amenas durante o Natal, com mínima de 20°C e máxima de 29°C na capital fluminsense. Na região dos lagos a temperatura varia entre 19° e 26°C.

Na Região Serrana, o tempo abre de manhã na quarta-feira e a previsão é de chuva com raios para tarde e noite, com máxima de 26°C. As informações são da assessoria do Climatempo.