A partir desta segunda-feira (13), Portugal vai começar a relaxar o uso de máscaras ao ar livre. O país, que tem cerca de 78% da população completamente imunizado e 87% com pelo menos uma dose recebida, é um dos líderes de vacinação mundial.

O principal órgão de saúde de Portugal, a Direção-Gera da Saúde, vai modificar as orientações sobre o uso das máscaras, que não serão mais obrigatórias ao ar livre e passam a ser opcionais em situações especiais, como aglomerações e contextos específicos.

A máscara segue sendo obrigatória para entrar no transporte coletivo, em órgãos públicos, supermercados, centros comerciais, cabelereiros e restaurantes, avisam as autoridades sanitárias. Nas escolas, a máscara é obrigatória para os professores e alunos a partir dos 10 anos.

Líder de vacinação

Segundo dados do observatório Our World in Data, Portugal é o país com mais pessoas completamente imunizadas no mundo, com 80% da população vacinada. Pelo menos 87% dos portugueses receberam pelo menos uma dose de alguma vacina, ficando atrás apenas dos Emirados Árabes Unidos, com 89%.

A prioridade do governo português agora é conseguir imunizar a população mais jovem do país.