O serviço municipal de mamografia na Clínica da Mulher de Gurupi foi inaugurado oficialmente no sábado, 23, após um mês de funcionamento e mais de 200 exames realizados. A solenidade foi comandada pelos secretários da Saúde, Vânio Rodrigues; e de Planejamento e Finanças, Lucas Lemes; e contou com a presença dos senadores Irajá (PSD) e Kátia Abreu (Progressistas).

Até 700 exames por mês

Com a entrega do mamógrafo digital, a Clínica da Mulher poderá chegar a 700 exames por mês. Um mastologista e técnicas para operar o aparelho foram contratados pelo município para a prestação do serviço. Uma parceria com o Hospital do Amor para laudar os exames também está sendo articulada pelo Paço. “O Serviço inaugurado terá capacidade para atender os municípios da Região Ilha do Bananal, e trará esperança às mulheres da região Sul”, disse Vânio Rodrigues.

Parceria

O secretário municipal de Planejamento e Finanças, Lucas Lemes, representou a prefeita Josi Nunes na ocasião. “Precisamos da parceria dos senadores, deputados federais, estaduais e do governador.  E tudo o que for colocado para Gurupi será honrado. Palavra dada é palavra cumprida”, afirmou.

Interlocução

Responsável por destinar recursos para a compra do mamógrafo, Kátia Abreu também participou da solenidade. “As prefeituras precisam fazer uma interlocução entre si para o uso do mamógrafo, porque não são todas as cidades que têm o aparelho, os prefeitos precisam fazer o programa funcionar e trazer as mulheres para fazerem os exames.  Não basta ter o equipamento é preciso fazer o programa funcionar”, destacou a senadora.