A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou  o balanço da Operação Carnaval 2021. A fiscalização foi reforçada porque mesmo com os eventos carnavalescos cancelados por conta da pandemia, as autoridades esperavam aumento do fluxo de veículos nas estradas. No Tocantins, chamaram a atenção a redução na quantidade de acidentes e também de flagrantes de crimes nas estradas.

Este ano foram flagrados dois casos de embriaguez ao volante, contra 31 em 2020, redução de 94%. O não uso do cinto de segurança gerou oito autuações, 58% menos que no ano anterior. As ultrapassagens indevidas, 59 ao todo, também tiveram redução de 53%.

Na quantidade de acidentes, este anos foram seis casos contra 10 no ano anterior. Em 2021, não houve mortes em estradas federais no período do carnaval, no ano passado uma pessoa morreu. Houve crescimento, no entanto, na quantidade de feridos, que foi de 12 para 14.

A PRF informou ainda que cinco pessoas foram detidas, 1.743 produtos provenientes de contrabando ou descaminho foram apreendidos, quatro veículos foram recuperados e além disso, uma arma de fogo e 11 munições foram retiradas de circulação.

Ao comentar os resultados, a PRF atribuiu a melhora dos índices aos esforços das ações de educação para o trânsito e também ao fato de o Tocantins não ter decretado o ponto facultativo.

Por  G1 Tocantins.