Com o aumento das compras on-line e do uso de tecnologia por empresas e pessoas, reflexos claros da pandemia e isolamento social, áreas relacionadas a esses segmentos de negócio – trabalho remoto, delivery, e-commerce etc. – não poderiam ficar de fora de um ranking de profissões em alta no Brasil em 2021.

Segundo a consultoria de recrutamento Robert Walters Brasil, as áreas de logística, tecnologia da informação e marketing de performance são algumas das profissões que devem estar em alta no próximo ano no Brasil.

E o melhor: segundo Leonardo de Souza, responsável no Brasil pela operação da Robert Walters, algumas profissões em alta para 2021 podem ter um aumento representativo na remuneração, seja porque faltarão profissionais no mercado ou porque haverá uma mudança no perfil e dinâmica do consumo no próximo ano.

O executivo fez uma lista dos profissionais que mais devem se destacar nos próximos meses; confira:

Diretor de Logística ou Diretor de Supply Chain

O aumento das compras on-line, que foram incentivadas pelas restrições de mobilidade e convívio social geradas pela pandemia da covid-19, obriga as empresas a investir na melhoria de sua logística. “A qualidade e confiabilidade da entrega dos produtos passou a ser ainda mais importante para os consumidores e se tornou um diferencial competitivo para empresas na retenção e aquisição de novos clientes”, afirma Leonardo.

CFO’s (Chief Finance Officer ou Diretor Financeiro)

De acordo com o executivo, o papel do CFO será sempre fundamental para qualquer companhia e em qualquer cenário. Em um ambiente desafiador, como deve ser em 2021, esse profissional é ainda mais importante na empresa. “Sua habilidade para buscar otimizações e projetar resultados é essencial quando os números e metas são difíceis de serem alcançados”, diz ele.

Posições em TI em geral

Profissionais de tecnologia da informação já estiveram bastante em alta em 2020 e assim devem continuar no próximo ano. “A escassez de oferta de pessoas especializadas na área, em destaque os desenvolvedores, vem gerando uma luta por talentos por parte das empresas”, explica Leonardo. Segundo o especialista, posições mais tradicionais em tecnologia, como sistemas e infraestrutura, também estão em alta e devem ter salários inflacionados no aqui que vem.

Recursos Humanos

Os profissionais da área de recursos humanos que tenham passado pela experiência de transformação e organização de diferentes modelos em 2020, como consequência da pandemia e da necessidade de isolamento social, devem ser ainda mais valorizados em 2021. Muitas pesquisas já apontam, por exemplo, que o trabalho remoto veio mesmo para ficar.

Marketing de Performance

“Profissionais de marketing com conhecimento em ferramentas de dados e analytics e gestão por performance em mídias digitais estarão entre as profissões em alta para 2021”, afirma Leonardo. Além disso, profissionais com capacidade de elaborar a estratégia, o planejamento e fazer o tracking e análise de resultados de campanhas on-line devem ser ainda mais buscados pelas empresas e, portanto, devem ver sua remuneração subir ao longo do ano.