Seis municípios tocantinenses registram uma situação atípica nas Eleições 2020: a quantidade de eleitores é maior que o número de habitantes.

De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, os municípios de Chapada de Areia, Oliveira de Fátima, Tabocão, Lajeado, Tupirama e Nazaré possuem mais eleitores que moradores, quando comparados os dados do último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020. O levantamento foi divulgado pelo G1.

A maior diferença foi registrada no município de Chapada de Areia, onde o eleitorado supera em mais de 50% o número de moradores. A menor diferença foi registrada em Tupirama, com apenas sete eleitores a mais.

Nas eleições de 2014 eram apenas dois municípios nessa situação: Oliveira de Fátima e Chapada de Areia. Inclusive, esses municípios estão entre os 20 menores do Brasil, na 5ª e 20ª posição, respectivamente.

Uma das explicações para esse fenômeno pode ser a relação entre o tipo de domicílio. Você sabe qual a diferença entre domicílio civil e domicílio eleitoral?

De acordo com o IBGE, o domicílio civil é considerado onde a pessoa reside, mora efetivamente. Já para o TSE, o domicílio eleitoral pode ser o lugar em que o eleitor tenha “vínculo político, familiar, afetivo, profissional, patrimonial ou comunitário”.

Em pequenos municípios, é comum que a população migre para outras cidades em busca de novos empregos e mais educação e escolha não mudar o seu local de votação.

Outro provável motivo para esses municípios terem mais eleitores que habitantes pode ser o crime eleitoral, ou seja, fraude na transferência de eleitores de outras cidades para beneficiar determinados grupos políticos, já que uma pequena vantagem de votos faz toda a diferença.

Veja os municípios em que o número de eleitores supera a própria população:

1 – Chapada de Areia – 2.160 eleitores e 1.410 habitantes.

2 – Oliveira de Fátima – 1.611 eleitores e 1.118 habitantes.

3 – Tabocão – 2.965 eleitores e 2.602 habitantes.

4 – Lajeado – 3.323 eleitores e 3.167 habitantes.

5 – Tupirama – 1.929 eleitores e 1.922 habitantes.

6 – Nazaré – 3.845 eleitores e 3.834 habitantes.

As informações são do Portal AF Notícias