Dois partidos já articularam suas convenções para que a militância referende o nome dos seus pré-candidatos em Palmas. O Podemos, que está com convenção marcada para 5 de setembro e o PL, com evento a ser realizado no dia 15 de setembro. Os demais partidos, conforme apurado pelo T1, ainda estão definindo quando irão realizar suas convenções. Mas, tudo indica que deixarão para os últimos dias do prazo estipulado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), entre 11 e 16 de setembro.

As convenções partidárias para a escolha dos candidatos serão realizadas entre 31 de agosto e 16 de setembro no formato virtual. Os principais partidos com pré-candidatos à prefeitura de Palmas e vereadores para a sucessão política na capital são o PSDB, PSB, Pros, MDB e PDT.

Até o momento, são 17 pré-candidatos na disputa à prefeitura de Palmas: Cinthia Ribeiro (PSDB), Osires Damaso (PSC), Eli Borges (SD), Marcelo Lelis (PV), Júnior Geo (Pros), Tiago Andrino (PSB), Vanda Monteiro (PSL), Ataides Oliveira (Progressistas), Alan Barbiero (Podemos), Gil Barison (Republicanos), Raul Filho (MDB), Milton Neris (PDT), Vicentinho Júnior (PL), João Helder Vilela (PT), Ivory de Lira (PCdoB), João Bazzoli (Psol) e Joaquim Rocha (PMB).

Devido às recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus, os partidos políticos deverão realizar suas convenções em formato virtual. Sendo assim, tanto as datas, quanto os recursos, plataformas virtuais utilizadas e as medidas adotadas serão definidas de maneira singular por cada partido dentro do prazo estabelecido.

PSDB

Ainda sem data para convenção, uma resolução da Executiva Nacional do PSDB decidiu que, nestas eleições de 2020, o partido terá candidatura própria, nas cidades com mais de 100 mil eleitores. O partido fornecerá ainda, todo suporte de marketing e agência para dar melhor sustentação ao candidato. Na capital, Cinthia Ribeiro é pré-candidata à reeleição.

Pros

Na última semana, o presidente estadual do partido esteve na nacional em Brasília, para alinhar e para tomar decisões de estratégia de campanha. Entretanto, segundo o presidente metropolitano do Pros em Palmas, Márcio Neres, ainda estão definindo uma data e estrutura em meio aos protocolos que garanta a participação de todos. O Pros tem se organizado através de reuniões online e ligações, sempre respeitando as normas.

PDT

O partido ainda não definiu a data exata da convenção, mas, segundo Milton Neris, pré-candidato à prefeitura de Palmas pelo PDT, o evento deve acontecer entre o dia 10 e 15 de setembro.

PL

Por definição do PL metropolitano, em Palmas, a convenção acontece no dia 15 de setembro. Sobre a plataforma que será utilizada, Vicentinho Júnior, presidente do PL Tocantins e candidato à prefeito de Palmas, promete novidade e uma nova plataforma digital para a convenção, entretanto, ainda mantém sigilo. O Partido Liberal conta com 42 pré-candidaturas a prefeitos e prefeitas, além dos pré-candidatos a vereadores nos municípios tocantinenses.

Podemos

A candidatura a prefeito de Palmas de Alan Barbiero e de mais 29 candidatos a vereador será promovida em convenção do Podemos no sistema Drive-In, no sábado, 5 de setembro, às 19h, realizado no Estacionamento dos Jogos Mundiais Indígenas, na Avenida Teotônio Segurado, região sul de da cidade. No local, haverá um palco com telão, como em um cinema Drive-In, poucas pessoas e todos os demais vão poder participar do evento dentro dos seus carros. O estacionamento tem lugar para 500 veículos.

“Nós decidimos fazer uma convenção inovadora. A pandemia nos obriga a cumprir o distanciamento social, mas, com o modelo Drive-In, recuperamos um pouco do espírito do ato político e temos certeza que vamos promover um evento participativo, que resgata a alegria de se fazer partícipe da história de Palmas”, ressalta Alan.

O presidente estadual do partido, Ronaldo Dimas, também comparecerá ao evento. “Vamos dar a largada para a campanha na Capital. O partido tem um projeto sério para Palmas e com certeza conta com o candidato mais preparado para a disputa da prefeitura, além de ter uma chapa muito qualificada para vereador”, diz Dimas.