A Secretaria de Relações Exteriores do México informou que os Estados Unidos prorrogarão por mais um mês as restrições às passagens não essenciais em sua fronteira. A medida é uma forma de conter a contaminação do coronavírus.

“O governo dos EUA nos informou da decisão de prorrogar o fechamento parcial da fronteira por mais um mês. Ele continuará com o diálogo bilateral e reitera que a taxa acelerada de vacinação contra covid-19 na fronteira cria condições para benefício mútuo”, escreveu a chancelaria mexicana em seu perfil no Twitter.

Segundo informações da AFP, as ligações por terra entre os países foram implementadas em 21 de março de 2020. É possível cruzar apenas por motivos considerados essenciais, como trabalho ou transporte de mercadorias.

No final de junho, as autoridades do Estado mexicano de Baja California anunciaram que iriam incluir migrantes no plano de vacinação contra a covid-19. Segundo o secretário estadual de Saúde, Alonso Óscar Pérez, os migrantes poderiam se vacinar em dias pré-determinados em cidades fronteiriças.

Abrigos locais estimam que 4.000 migrantes estejam na Baja California à espera da travessia.