A Defesa Civil de Palmas confirmou que está prevendo novas chuvas para a capital nos próximos dois dias. Durante a manhã desta terça-feira (31), as primeiras gotas de água vindas do céu após 122 dias de estiagem surpreenderam e alegraram os palmenses.

A previsão da Defesa Civil é de que na quarta-feira (1º) pode chover até 5 milímetros e na quinta-feira (2) até 8. Para comparação, a chuva da manhã desta terça foi de 12 milímetros.

As temperaturas devem continuar altas, com máximas próximas dos 40ºC nos dois dias. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 50% durante todo o dia e chega abaixo de 20% nos momentos mais secos.

Os meteorologistas alertam que as chuvas desta semana são passageiras e que a estiagem deve continuar depois disso. Historicamente, a seca só costuma acabar de vez no início de outubro.

Queimadas

A chuva ajudou a reduzir a fumaça das queimadas, que atingem a Serra do Lajeado desde o último fim de semana. No início da manhã a Defesa Civil estadual informou acreditar que os focos isolados tivessem sido extintos. Só que depois de uma nova avaliação foi verificado que o combate vai precisar continuar.

Um dos maiores desafios para controlar as chamas é que o fogo estava muito perto dos paredões de pedra, tornando a aproximação dos brigadistas por terra inviável. Nesta terça-feira (31), as equipes se concentraram na área de Taquaruçu Grande.

A força-tarefa é composta por integrantes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, Brigada Estadual de Combate a Incêndio Florestal, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal de Palmas, Naturatins e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).