O Dezembro Vermelho, criado em alusão ao Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids, será marcado por palestras, testes rápidos e ações de conscientização em escolas, centros de saúde e espaços públicos em Palmas. O objetivo é alcançar o público jovem, considerado chave para a campanha porque abrange a população de maior risco.

Ao longo do mês, várias ações serão realizadas. Na próxima sexta-feira (6), haverá palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na Escola Municipal Maria Júlia, no Jardim Aureny III.

Já na segunda-feira, dia 9, serão realizados testes rápidos aos profissionais da Secretaria Municipal de Palmas. (Veja o calendário de ações abaixo)

Durante todo o mês, centros de saúde disponibilizarão testes rápidos e de consultas com foco na sexualidade. Também haverá conscientização sobre a prevenção e o tratamento do HIV.

A primeira ação

A primeira ação foi realizada no último sábado (30), com distribuição de preservativos e gel lubrificante em uma boate na capital.

Os residentes do Programa de Saúde Coletiva, que atuam na Coordenação Técnica de Doenças Infectocontagiosas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), levaram informação e orientação a todos que chegaram para curtir a ‘balada’.

“Hoje a gente trabalha com prevenção e é exatamente o que viemos fazer, estimular a prevenção: o uso de camisinha, a procura de testagem rápida nos centros de saúde como forma de prevenir a transmissão do HIV. O teste rápido é importante para descobrir a sorologia e isso é uma forma de prevenção e de cuidado sua e do seu parceiro”, pontuou a odontóloga residente do Programa de Saúde Coletiva da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Ana Paula Barbosa.

Calendário do Dezembro Vermelho

6 de dezembro – Palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na Escola Municipal Maria Júlia (Jardim Aureny III);

9 de dezembro – Ação de testagem rápida e educação em saúde aos profissionais da Semus;

10 de dezembro – Testagem rápida e educação em saúde aos profissionais que trabalham na Casa de Prisão Provisória de Palmas;

11 de dezembro – Seminário da Prevenção Combinada;

12 de dezembro – Ação em conjunto com o Centro de Saúde da Comunidade Laurides Milhomem, blitz educativa na Avenida I próxima a Estação Xerente com entrega de folders contendo informações sobre Prevenção das ISTs, entrega de preservativos e divulgação da realização de Testes Rápidos no CSC;

13 de dezembro – Ação em Saúde na Praça próxima a Estação Xerente no Jardim Aureny III, com realização de testes rápidos, entrega de folders e de camisinhas. As informações são do G1 Tocantins.