O senador Eduardo Gomes (MDB) e os deputados federais Carlos Gaguim (DEM) e Dorinha Seabra (DEM) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 30, em Guaraí, com cerca de 30 prefeitos do Noroeste do Tocantins. Líder do governo Jair Bolsonaro (sem partido) do Congresso Nacional, o emedebista elencou os investimentos previstos para o Estado, mas não deixou de falar de política

Não fujo das responsabilidades

Conforme a assessoria, os oradores do evento fizeram questão de pedir que Eduardo Gomes (MDB) dispute o Palácio Araguaia em 2022, possibilidade que não chegou a descartar. “Não fujo das responsabilidades. Se precisar, pelo povo do Tocantins, uma oportunidade de liderar, estarei pronto. Nós nos conhecemos. O tocantinense sabe de onde ele é e onde quer chegar”, afirmou.

Investimentos

Além de política, Eduardo Gomes destacou os investimentos de R$ 150 milhões da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) no projeto de revitalização do projeto Rio Formoso. O programa Calha Norte também foi lembrado. “Estimo que em 2022, com o apoio forte da bancada federal, a Codevasf e o Calha Norte poderão investir cerca de R$ 600 milhões no Estado “, afirmou.  O senador também informou que o Estudo de Viabilidade Econômica e Ambiental (EVTEA) da BR-235, de Pedro Afonso até a divisa com o Maranhão e o Piauí, já está aprovado com o Termo de Referência para elaboração do projeto em estudo. 

UFNT

Na ocasião, Carlos Gaguim e Dorinha Seabra relataram os benefícios conquistados pela bancada federal,  com ênfase para a criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), que deverá ter um campus em Guaraí. Os deputados estaduais Olynto Neto (PSDB) e Vilmar Oliveira (SD) reforçaram o compromisso com o município.

Couto Magalhães

Na parte da tarde, Eduardo Gomes esteve com o prefeito de Couto Magalhães, Júlio César Brasil, juntamente com o vice-prefeito, Joaquim Pereira de Miranda, e o presidente da Câmara de Vereadores, Jeferson Pereira Maciel. VIlmar de Oliveira também esteve presente. Na oportunidade, o senador comprometeu-se com a viabilização da construção de um Ginásio de Esportes, além da confirmação da destinação de um caminhão compactador de lixo.

Presenças

Marcaram presença os prefeitos: de Arapoema, Paulo Antônio Pedreira, Barra do Ouro, Nelida Miranda, Bom Jesus do Tocantins, Paulo Hernandes Moura Lima, Colinas do Tocantins, Josemar Carlos Casarin  Colmeia, Joctã José dos Reis, Couto Magalhães, Júlio César Ramos Brasil, Goianorte, Maria de Jesus Amaro O. Parente, Itacajá, Maria Aparecida L R Costa, Itapiratins, vice-prefeito Edmilson Soares de Sousa, Itaporã do Tocantins, José Rezende da Silva, Juarina, Manoel Ferreira Lima, Lajeado, Antônio Luiz Bandeira Júnior, Miracema do Tocantins, Camila Fernandes de Araújo, Muricilândia, vice-prefeito João Filho, Nova Olinda, Jesus Evaristo Cardoso, Palmeirante, Raimundo Brandão dos Santos, Paraíso do Tocantins,  Celso Soares Rego Morais, Pedro Afonso, Joaquim Martins Pinheiro Filho, Pequizeiro, Jocélio Nobre da Silva, Presidente Kennedy, João Batista Alves Cavalcante, Rio dos Bois, Moacir de Oliveira Lopes, Rio Sono, Itair Gomes Martins, Santa Maria, Itamar Barrachini, Tabocão, Wagner Teixeira de Farias, Tocantinia, Manoel Silvino Gomes Neto, Tupirama, Ormando Brito Alves, Tupiratins,  Filomena Coelho dos Santos Silva.