A senadora Kátia Abreu (PP-TO) presidiu a audiência organizada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado para ouvir o ministro do Ministério das Relações Exteriores, chanceler Carlos Alberto França.

Durante a audiência, Kátia deixou claro a insatisfação do Senado com o antecessor de França e destacou o que o parlamento espera do chanceler. “Os excessos retóricos, desvios ideológicos e incidentes diplomáticos ocasionaram forte desgaste de nossa imagem no exterior nos últimos dois anos. Além do surgimento de obstáculos a negociações comerciais estratégicas, a CRE tem o dever de garantir que semelhantes equívocos não sejam repetidos”, afirmou a parlamentar.

Carlos Alberto França apresentou um longo plano e diversas ações e metas para o Itamaraty. Em seu discurso ele responteu questionamentos feitos por Kátia Abreu e destacou que sua gestão se dará baseada em três pilares. “A urgência da saúde pública, que reflete o pilar social; a urgência da retomada do crescimento dos empregos, que reflete o pilar econômico; e a urgência do combate à mudança do clima, que reflete o pilar ambiental”, disse o chanceler.