O vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido) recebeu nessa segunda-feira, 30, o presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP), Victor Borges, para tratar de ações que visem a ampliação da criação de consórcios intermunicipais no Tocantins. A reunião contou com a presença do secretário-executivo da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Adenieux Santana, e da gerente de Fomento à Agroindústria, Verônica França

Novas possibilidades de captações de recursos 

No encontro, ações para criação de consórcio intermunicipal com objetivo de aquisição conjunta de equipamentos, fortalecimento da agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, ampliação de mercado de produtos regionais, gestão de resíduos sólidos, dentre outros, estiveram na pauta. “Abre novas possibilidades de captação de recursos, reduz despesas e gera desenvolvimento regional sustentável”, argumentou Verônica França.

Vice-governador é entusiasta dos consórcios

Wanderlei Barbosa considerou a reunião fundamental para incluir a criação de consórcios como política de Estado. “Eu sou entusiasta. Além de ser um incentivo aos prefeitos, iremos trabalhar para unir forças com todos os entes federativos a participarem juntos”, ressaltou. O presidente da RNCP, Victor Borges, aproveitou o encontro para convidar o vice-governador Wanderlei Barbosa a participar do Fórum Internacional de Consórcios Públicos, que será realizado em Manaus, entre os dias 22 e 24 de novembro. “Os Estados irão apresentar seus portfólios de investimentos para os fundos internacionais”, esclarece.