Entregadores de delivery (moto ou bicicleta, incluindo mototaxistas que estão trabalhando somente com entregas durante a pandemia), motoristas de ônibus e motoristas de passageiros (aplicativos de corridas e taxistas) podem fazer o testes para detecção da Covid-19 a partir desta terça-feira, 20. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), acontece no estacionamento do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, das 19 às 22 horas, até quinta-feira, 22.

O objetivo da Semus com a testagem é fazer uma busca ativa dos casos da Covid-19 na Capital, com rastreamento precoce. Os interessados podem procurar os locais da ação munidos de seus documentos pessoais (RG e CPF).

Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 20 minutos. Segundo a Assistência Farmacêutica da Semus, os resultados do teste de rastreio indicam ou IGM positivo, que confirma presença ativa do vírus, ou IGG positivo, indicador de memória imunológica sobre contato anterior ao vírus.

Com o resultado em mãos, os casos ativos identificados são notificados e orientados a procurar imediatamente os serviços de referência para avaliação médica e início do isolamento domiciliar.

Atendimento

A Semus informa que, após sentir os sintomas, o paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) que seja sentinela para a Covid-19, onde receberá acolhimento e será atendido por um profissional de saúde (enfermeiro ou médico). Se já estiver a partir do 8° dia de sintoma, o exame poderá ser realizado na USF no momento da consulta. Com o resultado entregue após 15 minutos de coleta do material. Em outros casos, o agendamento do paciente é realizado de acordo com a data de início de sintomas declarados pela pessoa.

Na USF é realizada a avaliação do paciente com a identificação dos sintomas como febre, tosse, perda do olfato ou paladar, dificuldade respiratória, entre outros e a emissão do termo de isolamento pelo período preconizado.

Os exames para detecção da doença realizados no Município são do tipo teste rápido e RT-PCR (Swab). Este último pode ser feito entre o 3º e o 7º dia do início dos sintomas.