“A entrega desses respiradores irá auxiliar significativamente na assistência aos pacientes acometidos pela Covid-19 nesta região. E, essa é mais uma demonstração do apoio e comprometimento que o Governo do Tocantins tem dado a todos os municípios, para o enfretamento da pandemia” (Edgar Tollin, secretário da Sáude do Tocantins)

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem trabalhado constantemente para ampliar o atendimento aos pacientes graves acometidos pela Covid-19, do Sistema Único de Saúde (SUS). E, na noite da segunda-feira, 17, entregou à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, 10 novos ventiladores pulmonares (respiradores).

Os equipamentos cedidos a Semus foram entregues na sede da SES, e serão utilizados para expansão do atendimento dos pacientes acometidos pela Covid-19. Os respiradores são fundamentais para a instalação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A secretária da Semus, Valéria Silva Paranaguá, esclarece que a relação com o Governo Estadual tem sido fomentada. “Essa é uma parceria que se fortalece, justamente nessa busca em atender bem ao usuário do SUS, e o acometido pela Covid-19. Sendo que, esses equipamentos vêm para reestruturar e fortalecer a rede de estabilização do paciente Covid nas UPAS de Palmas”.

Mais leitos

O Governo do Tocantins tem trabalhado incansavelmente para ampliar a oferta de leitos, e em consequência, a oferta de atendimento para a população tocantinenses acometida pela Covid-19, e nos últimos dias foram abertos mais 10 leitos de UTI em Augustinópolis na rede SUS; 10 leitos de UTI em Araguaína, contratados na rede privada e cedidos mais 10 respiradores para o município de Araguaína, para a abertura de novos leitos na cidade.

O Tocantins disponibilizará aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nos próximos dias, 70 novos leitos clínicos e leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Essas unidades serão instaladas no novo Hospital Estadual de Combate à Covid-19. Essa é mais uma ação feita pelo Governo do Tocantins, com o intuito de ampliar a oferta de atendimento especializado para os casos graves da Covid-19.