O Portal da Transparência do Tocantins foi atualizado com dados sobre o combate à pandemia da Covid-19. Quatro abas foram adicionadas à plataforma com dados sobre contratos, gráficos de pagamentos e empenhos, um atalho para o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra) e outro para a página do governo sobre a pandemia. A ferramenta foi desenvolvida pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e é alimentada a partir de dados e informações de diversos órgãos e entidades do Poder Executivo.

Prestação de contas

A atualização no Portal da Transparência acontece após o governador Mauro Carlesse (PSL) prometer disponibilizar um resumo das ações de combate à Covid-19, depois de ter sido convocado para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Conforme o Estado, o objetivo é ampliar a visibilidade e a disponibilidade das informações de enfrentamento adotadas pela gestão e, assim, contribuir para o controle social.

Orientação direta dos órgãos de controle

Mauro Carlesse garantiu que adotará total transparência em todos os processos relacionados à pandemia para que “todos saibam como foram investidos” os recursos. “Sempre contamos com o acompanhamento e orientação direta dos órgãos de controle, para que não restem dúvidas sobre as ações da gestão no sentido de manter os profissionais com saúde e a população bem atendida”, disse em material da Secretaria de Comunicação.