Uma remessa com 17.550 doses da Pfizer e 10 mil da AstraZeneca deve ser recebida pelo Tocantins na noite desta quinta-feira (16). As vacinas desembarcam em Palmas e serão distribuídas na próxima semana.

A Secretaria de estado da Saúde (SES) informou que as doses da AstraZeneca serão utilizadas para completar o esquema vacinal de quem tomou a primeira dose. Desde a semana passada algumas cidades vêm registrando falta do imunizante.

Palmas, por exemplo, recebeu um novo lote, mas o total ainda não foi suficiente para suprir a demanda de pessoas que estão com atraso no esquema de vacinação.

Com essa nova remessa o Tocantins totalizará o recebimento de 632.300 doses da AstraZeneca. O último repasse desta vacina aos 139 municípios tocantinenses ocorreu na quarta-feira (15), com a entrega de 6.550 doses que estavam em estoque.

O SES afirmou que aguarda orientação do Ministério da Saúde sobre a destinação das doses de Pfizer que estão previstas.

“A população precisa ficar atenta à aplicação da segunda dose, e aqueles que ainda não foram imunizados com a primeira, precisam com celeridade procurar os postos de saúde”, comentou a superintendente de vigilância em saúde da SES, Perciliana Bezerra.

Vacinômetro

Conforme os dados do Vacinometro do governo do estado, o Tocantins recebeu 1.771.950 vacinas contra a Covid. Destas, 1.594.727 foram distribuídas aos 139 municípios e 1.340.362 foram aplicadas.

O estado tem 57.28% da população vacinada com pelo menos uma dose e 27% dos moradores totalmente imunizados.