O Tocantins receberá 16.380 doses da vacina contra o coronavírus produzida pela Pfizer/Comirnaty na madrugada desta terça-feira (8). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os imunizantes também serão distribuídos para as principais cidades do interior. Até agora as vacinas desse fabricante estavam sendo destinadas apenas para Palmas devido às condições para armazenamento.

As cidades que deverão receber as doses da Pfizer, além de Palmas, são: Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Araguaína e Gurupi. Os imunizantes serão destinados para gestantes, puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da educação do ensino básico, forças de segurança e trabalhadores de transporte aéreo.

Até o mês passado, segundo a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as doses da Pfizer deveriam ficar congeladas entre -25°C e -15°C, em um ultrafreezer, e deveriam ser utilizadas em até 14 dias. Após o descongelamento, as vacinas podiam ficar em temperatura de geladeira por até uma semana.

No fim de maio a Anvisa alterou as regras, possibilitando o envio para mais municípios. Com a mudança o imunizante agora pode ficar até em refrigeradores comuns por um período de até 31 dias.

O novo lote de vacinas vai desembarcar em Palmas e depois será levado para a central de vacinas do Estado, onde serão conferidas e só depois disponibilizadas para distribuição.

“Faremos uma reunião nesta terça-feira (8) com todos os novos municípios que receberão as doses da Pfizer. Apresentaremos orientações sobre a logística, armazenamento, quantidade e diluição do imunizante”, explicou a Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Perciliana Bezerra.

Vacinação no Tocantins

O Tocantins já recebeu 638.870 doses de vacinas do Ministério da Saúde, sendo que 560.578 foram distribuídas aos municípios e 410.635 foram aplicadas. Os dados são do Vacinômetro, portal do Governo que monitora a imunização no Tocantins.

São 278.728 aplicações referentes à primeira dose e 131.907 da segunda dose da vacina. Os dados foram atualizados na segunda-feira (7).

Por  G1 Tocantins.