A lista das inscrições homologadas para o 14º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) está disponível no Diário Oficial do Município da quarta-feira (26). Neste ano o evento terá uma edição semidigital devido à pandemia de Covid-19. Segundo a organização foram 70 inscritos e todos atenderam às normas do edital, sendo classificados para a etapa de degustação.

A edição deste ano terá 19 pratos salgados, 17 pratos doces, 19 comidinhas salgadas da ampla concorrência e mais duas da cota para morador do distrito de Taquaruçu, quatro ‘Trailer Food Truck’ e nove restaurantes da Rota Gastronômica de Taquaruçu. Veja os inscritos.

Os candidatos devem ficar atentos às datas e locais para degustação, onde os pratos serão avaliados pelos jurados. Essa fase começa na próxima segunda-feira (31) e segue até o dia 4 de setembro na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), dentro do Centro de Convenções de Palmas.

A preparação dos pratos será avaliada por profissionais das áreas de alimentação e de bebidas de Palmas. A prefeitura informou que serão selecionados os 20 participantes para a competição na modalidade digital. Os pratos serão apresentados de forma gravada e sem a comercialização ou presença do público.

Apenas os selecionados na ‘Rota Gastronômica de Taquaruçu’, que engloba os estabelecimentos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, poderão comercializar os pratos.

Critérios da avaliação

Cada participante terá 15 minutos para executar o pré-preparo necessário para apresentação do prato. O participante deverá levar os utensílios necessários para preparação e entregar a cada jurado a receita da degustação digitada e impressa.

Os custos de ingredientes e utensílios adicionais para apresentação da preparação concorrente serão de responsabilidade do participante.

Os pratos obrigatoriamente devem conter no mínimo um ingrediente típico da culinária tocantinense. Cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade são alguns dos itens avaliados pelo corpo de jurados técnicos durante a degustação.

No caso da categoria ‘Trailer/Food Truck’, os participantes também deverão apresentar o veículo equipado para conferência dos equipamentos, infraestrutura para preparação de alimentos, conforme Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e documentação em dia do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Devido à pandemia da Covid-19, o candidato inscrito no festival só poderá entrar no local de avaliação no horário especificado. Será obrigatório o uso de mascará e touca de proteção.

As informações são do  G1 Tocantins.