Um protótipo de foguete da SpaceX explodiu ao aterrissar após um voo de teste, segundo imagens divulgadas pela própria empresa. Foi a segunda explosão desse tipo, depois do ocorrido com o protótipo anterior em dezembro do ano passado.

“Voltamos a ter um excelente voo. Temos apenas que trabalhar um pouco na aterrissagem”, declarou um porta-voz da SpaceX ao comentar o voo, transmitido ao vivo.

O fundador da empresa, Elon Musk, não se pronunciou sobre o assunto nas redes sociais. Na noite desta segunda-feira (1º), ele anunciou que ficará “fora do Twitter por um tempo”.

O foguete SN9 decolou de Boca Chica, no estado do Texas, com autorização da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). A nave foi lançada às 15h30 (horário local) e desligou progressivamente seus motores à medida que alcançava a altitude de 10 km. Em seguida, realizou uma série de manobras de teste na posição horizontal.

Ao tentar retornar à posição vertical para pousar, no entanto, começaram os problemas.

As imagens exibidas mostraram que o foguete chegou muito rapidamente, e em um ângulo ruim. Ele aterrissou em meio a um barulho ensurdecedor e explodiu