O combate ao incêndio florestal na serra do Lajeado, na região central do Tocantins, entrou no terceiro dia nesta segunda-feira (30). São vários focos de incêndio espalhados em áreas de difícil acesso, dificultando o combate às chamas. O fogo começou no sábado (28) e chegou a cobrir de fumaça a parte central do plano diretor de Palmas durante o fim de semana.

Um vídeo feito na área urbana de Palmas na madrugada desta segunda-feira (30) mostra uma linha de fogo percorrendo a Serra do Lajeado. Imagens feitas pelo Corpo de Bombeiros mostram as chamas subindo nas encostas, em que o acesso é quase impossível pelo solo.

De acordo com a Prefeitura de Palmas, há duas frentes do incêndio na serra, sendo uma na região do Morro da Tartaruga e outra na região de Taquaruçu Grande. Os dois focos de incêndio foram identificados pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que fez um sobrevoo na Serra do Lajeado logo pela manhã desta segunda (30).

A força-tarefa conta com homens do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semarh), Defesa Civil Estadual, Brigada Estadual de Combate a Incêndio Florestal, Ciopaer, Brigada Previncêndios de Palmas e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Segundo os bombeiros, o incêndio de grandes proporções atinge, inclusive, a região de chácaras de Palmas, onde moram centenas de famílias. Durante o fim de semana o helicóptero fez lançamentos de água nas áreas de difícil acesso por um helibalde.