Fósseis de dinossauros que podem pertencer ao período Cretáceo, entre 145 e 65 milhões de anos atrás, foram encontrados durante as obras de construção de um terminal ferroviário em Davinópolis, no Maranhão, cidade localizada a cerca de 600 quilômetros da capital São Luís. As escavações foram realizadas a aproximadamente 9 metros, onde também estavam fragmentos de outros seres ainda não identificados.

O achado paleontológico inclui ossos que possivelmente são de saurópodes, dinossauros de grande porte que atingiam mais de dez metros de altura. Eles tinham como principais características o pescoço e calda alongados. Esse é o primeiro registro de encontro de fósseis na região.

A operação de coleta do material foi feita pelo professor e paleontólogo Elver Luiz Mayer, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), para fins didáticos e científicos. O processo de legalização da documentação dos fósseis também foi realizado.

“Conforme avançamos nos estudos da área foi possível encontrar mais fósseis do que parece ser um grande exemplar de saurópode, um dos maiores grupos de dinossauros e animais terrestres já registrados na história da Terra. Agora, estamos focados na retirada dos materiais para estudo na universidade. Ao longo das análises poderemos afirmar se é uma espécie inédita ou já catalogada”, declarou Mayer.