O governador afastado Mauro Carlesse (PSL) publicou um vídeo na noite dessa sexta-feira, 22, para se manifestar sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de tirá-lo do cargo por 180 dias. Carlesse disse que seus advogados ainda não tiveram acesso ao processo e que, por isso, por enquanto não sabe do que é acusado, a não ser pelas informações que circulam pelas redes sociais. “Estou tranquilo, quero agradecer a toda a comunidade que tem me apoiado, que tem me ajudado, tem me mandado mensagens de carinho”, afirmou.

Vai provar inocência

Carlesse garantiu ser inocente e que vai provar isso. “Brevemente estaremos de volta com fé em Deus e provarei, sim, a minha inocência e continuaremos trabalhando para que este Estado do Tocantins cresça e se desenvolva cada vez mais”, disse.

A decisão

Na quarta-feira, 20, a Corte Especial do STJ referendou a decisão do ministro Mauro Campbell de afastar dos cargos o governador Mauro Carlesse (PSL) e os ex-secretários de Parcerias e Investimentos Claudinei Quaresemin; e de Segurança Pública Cristiano Sampaio por 180 dias. Em ambos os processos – oriundos das operações Éris e Hygea, da Polícia Federal -, que correm em segredo de Justiça, Mauro Carlesse e Quaresemin são apontados como chefes de uma “organização criminosa” que estaria “enraizada no centro do governo”.