O Governo do Tocantins publicou na noite da terça-feira (20) um decreto em que atualiza a lista de imóveis que serão desapropriados para a construção do o Parque Linear Pouso do Meio, em Gurupi, no sul do estado. O projeto está em execução desde 2017, com algumas interrupções, e ainda não tem prazo para ser entregue.

Na lista anterior, divulgada em setembro de 2019, a maioria dos imóveis ficava na zona rural, principalmente chácaras próximas da Avenida Goiás e da BR-153. O novo decreto inclui mais algumas chácaras e também uma série de terrenos no Loteamento Parque Residencial dos Cajueiros.

A desapropriação não é imediata, uma vez que haverá negociações sobre as indenizações que serão conduzidas pela Procuradoria-Geral do Estado e a Secretaria da Infraestrutura. Para saber se um imóvel está na lista, basta consultar as primeiras páginas da edição nº 5.890 do DOE, disponível no site do Governo do Tocantins.

A ideia do projeto é integrar os córregos Água franca, Pouso do Meio, Dois Irmãos e Mutuca através de um parque contínuo de 35 km de extensão. No local, haveriam atividades de lazer, cultura e pistas de caminhada e ciclismo.

O novo decreto especifica ainda que o projeto pode passar por adequações. Um trecho especifica que ele pode passar a incluir “edificações que abriguem unidades operacionais de órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, tais como do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes”.

Por  G1 Tocantins.