“Convidamos toda a população e parceiros para agendarem doações e nos ajudarem a regularizar o estoque, que infelizmente encontra-se em uma situação crítica”. Esse é o apelo da responsável pelo setor de captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes.

Para ajudar com o reabastecimento dos estoques da Hemorrede Tocantins, um grupo de ciclista, de Miracema do Tocantins iniciou na sexta-feira 4, uma coleta programada no Hemocentro Coordenador de Palmas. Devido à pandemia pelo novo Coronavírus, o grupo que tem cerca de 200 integrantes se dividiu em subgrupos de 15 para que não haja aglomeração na unidade.

A empresária e presidente da Associação Miracema Pedaladas, Mayana Dias Oliveira Reis destacou, “nos prontificamos, pois sabíamos que o Hemocentro estava com estoque praticamente zerado e além de colaborar queríamos incentivar outros ciclistas a virem doar também. Essa é uma das ações sociais que temos no grupo”.

A vice-presidente da Associação, Elizabete Formiga explica que o grupo tem oito anos e começaram emprestando bike para incentivar as pessoas a praticarem o esporte. “Hoje nós orientamos a pessoa a comprar uma bike para iniciantes e principalmente os equipamentos de segurança como capacete, farol, luva. Antes da pandemia tínhamos o pedal social com crianças e iniciantes, e à noite temos os pedais de acordo com o seu ritmo, tem gente que entra para competir, outros para passear e fazer amizades”, pontuou.

Robéria Fernandes, explicou que as coletas programadas acontecem durante todo o ano. “Esse grupo de ciclista, por exemplo, eles que entraram em contato com o Hemocentro e nós passamos todas as orientações e cuidados para esse período de pandemia. Hoje vieram cerca de 15 pessoas, mas ao longo do mês os outros integrantes do grupo virão mediante agendamento. Neste sentido temos buscado reforçar nossas parcerias com empresas e instituições para agendamento de Coletas Programadas com os colaboradores”, destacou.

Ela ressalta ainda que o Hemocentro nunca passou por um período de baixa tão grande como agora. “Nós entendemos que as pessoas ficam com receio de sair de casa, mas queremos esclarecer que estamos seguindo todos os protocolos de segurança, e basta ligar e agendar previamente evitando assim aglomerações”.

Agendamento

Em Palmas a doação pode ser agendada pelo telefone 3218-3232 e 0800-6428822, em Gurupi no 3312-2237, Araguaína pelo 3411-2915, Porto Nacional no 3363-5161 e Augustinópolis pelo 3456-1153.