Moradores da região sul de Palmas organizam uma ação social para incentivar a doação de sangue. É que os estoques nos hemocentros do estado estão baixos, principalmente dos tipos sanguíneos negativos. A iniciativa dos voluntários vai ocorrer neste sábado (14) no setor Bela Vista, em Taquaralto.

De acordo com a Secretaria de Saúde, somente 1,5% da população do Tocantins é doadora de sangue, e no período de férias o número de doações cai, já que muitas pessoas viajam. Veja abaixo como e quem pode doar.

A concentração do mutirão solidário ‘Por uma vida dou meu sangue’ será na praça do setor Bela Vista. “As pessoas que querem vir doar vão nos encontrar na praça e de lá vamos sair em direção ao hemocentro”, disse Francinaldo Cruz, que é coordenador do projeto.

Segundo ele, 20 voluntários chamam atenção da população para a importância da ação, que pode salvar vidas. A expectativa é que dezenas de moradores se juntem no movimento de solidariedade e amor ao próximo.

Francinaldo Cruz explica vontade de ajudar é essencial. “A pessoa tem que estar sensível para esta causa e depois estar em boas condições de saúde”, disse.

Quem pode doar

Segundo o Ministério da Saúde, para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, além de ter alimentação saudável e estar em bom estado de saúde. O doador precisa comparecer à unidade coletora com documento oficial com foto.

Homens podem fazer até quatro doações anuais com prazo de dois meses. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Em cada coleta, é retirado um volume de 450 ml de sangue, que é suficiente para ajudar até quatro pessoas.

Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta da cidade.

Onde as doações podem ser feitas

O Tocantins tem diversos pontos de coleta e as bolsas de sangue são disponibilizadas para mais de 60 hospitais do Tocantins. As unidades hemoterápicas estão constituídas por um Hemocentro Coordenador em Palmas, além de unidades de coleta e transfusão. São elas:

Hemocentro Regional de Araguaína (Hospital Regional de Araguaína)

Núcleo de Hemoterapia de Gurupi (Hospital Regional de Gurupi)

Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis (Hospital Regional de Augustinópolis)

Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional (Hospital Regional de Porto Nacional)

Unidade de Coleta de Palmas (Hemocentro de Palmas)

A Hemorrede também é responsável por 13 Agências Transfusionais Estaduais. Acesse no site da Secretaria de Saúde do Tocantins e confira a lista completa. Concurso vai escolher melhores decorações natalinas de Taquaruçu e Taquaruçu Grande

O concurso ‘Na trilha do Papai Noel’ vai escolher as melhores decorações natalinas de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Segundo a Prefeitura de Palmas, os participantes da região ficam livres para utilizar todos os tipo de materiais, estilos e cores para criar sua ornamentação. As inscrições poderão ser feitas pela internet até o próximo domingo (15). O resultado será divulgado no dia 21 de dezembro.

A competição terá duas modalidades: Residência em Taquaruçu e Empreendimento Turístico. Na categoria Empreendimento Turístico podem participar empresas que aderiram ao projeto de Estruturação Turística do distrito.

O concurso cultural é realizado pelo Plano Estratégico de Turismo de Taquaruçu, a Governança de Taquaruçu (Goverta), com apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Agência Municipal de Turismo (Agtur). De acordo com a Prefeitura, o objetivo é promover o turismo e movimentar a economia da comunidade com os atrativos.

A prefeitura explica que os enfeites devem ficar prontos até o dia 18 de dezembro, para que sejam avaliados pela comissão de avaliação. Quem participar deve se comprometer em manter a decoração do dia 21 a 29 de dezembro.

Na internet também está disponível o regulamento do concurso e o formulário, que deve ser preenchido e enviado. As inscrições também poderão ser feitas presencialmente no Centro de Atendimento ao Turista (Catur) de Taquaruçu, na praça Vereador Tarcísio Machado. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Premiação

Na categoria ‘Residência em Taquaruçu’, a melhor ornamentação será premiada com uma cesta de presentes um vale para aproveitar empreendimentos turísticos de Taquaruçu. Já o vencedor da categoria ‘Empreendimento Turístico’ receberá como premiação um trono de Papai Noel durante a temporada do projeto Natal Azul. As informações são do G1 Tocantins.