Observando experiências exitosas de localidades onde cães treinados são importantes aliados das forças de segurança, a Guarda Metropolitana de Palmas inicia os preparativos para instituir seu próprio canil. Da última  quinta-feira, 31, até domingo, 3 de setembro, um grupo de 11 guardas participam de um treinamento intensivo para que as habilidades dos cães sejam aproveitadas de forma efetiva, levando em consideração, principalmente, o aumento da sensação de segurança à população palmense.

 

O curso está sendo ministrado pelo instrutor Ricardo Rodrigues que atua como adestrador de cães há 19 anos na cidade de São Paulo. Segundo o instrutor, o curso objetiva criar possibilidades de comunicação entre o agente de segurança e o cão, “muito mais voltado à compreensão do humano para com o cachorro, pois é justamente a falta de entendimento e interpretação dos sinais que o cão emite que dificulta o processo”, frisou o treinador.

 

O grupo de Ações Táticas com Cães da Guarda Metropolitana já vem sendo moldado há algum tempo, sonho antigo do GMP CC Jesiel Silva, guarda metropolitano há 16 anos, que se emociona ao ver o projeto saindo do papel e tomando forma no plano prático. “Nossa meta é que com o treinamento e o reforço dos cães possamos ampliar as atividades de patrulhamento em praças, bosques, parques e demais logradouros públicos. A ostensividade efetiva que gera proteção,” disse o Guarda Jesiel.

 

Inicialmente, o grupo conta com cães da raça pastor Belga Malinois, que de acordo com o instrutor do curso, tem temperamento marcado por forte instinto de territorialidade e proteção. É um cão afetuoso e protetor.

 

A guarda metropolitana CC Raymara Amaral, acredita que o trabalho da GMP recebe um importante reforço, “estamos nos capacitando para que possamos aproveitar a força e a inteligência dos cães da forma mais eficiente possível,” finalizou.

 

O Canil da Guarda Metropolitana de Palmas está sendo viabilizado por meio de parcerias com a iniciativa privada, a proposta é aumentar o efetivo de cães com outras habilidades. Assim que o grupo estiver apto a lidar com os animais o canil será inaugurado.