O ministro da Economia, Paulo Guedes, convocou  a equipe de secretários e assessores especiais da pasta para uma reunião na sede do ministério, em Brasília. O encontro começou às 19h e acabou por volta das 23h10.

Segundo apurou a GloboNews, a reunião foi convocada para alinhar o discurso da equipe econômica, evitando desencontros como a fala recente do secretário especial de Fazenda da pasta, Waldery Rodrigues.

No domingo (13), Waldery disse ao G1 que a equipe econômica chegou a estudar o congelamento de benefícios como aposentadorias e pensões a fim de criar o programa Renda Brasil, substituto do Bolsa Família. Outra medida discutida foi a redução do seguro-desemprego.

Na terça (15), contudo, o presidente Jair Bolsonaro disse que cogitar esse tipo de ação é um “devaneio”. Afirmou ainda que está “proibido” falar em Renda Brasil no governo dele.

“E a última coisa, para encerrar: até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”, afirmou Bolsonaro em um vídeo publicado em uma rede social.

“Congelar aposentadorias, cortar auxílio para idosos e pobres com deficiência, um devaneio de alguém que está desconectado com a realidade”, completou o presidente.

Quem participou da reunião com Guedes

Na saída do encontro, a secretária do Programa de Parcerias de Investimentos, Martha Seillier, se limitou a dizer que uma foi uma “reunião de trabalho” e que Guedes quer retomar as reuniões presenciais, até então feitas por videoconferência, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a agenda de Paulo Guedes, participaram do encontro:

Marcelo Guaranys: secretário-executivo do Ministério da Economia;

José Tostes: secretário especial da Receita Federal;

Ricardo Soriano: procurador-geral da Fazenda Nacional;

Waldery Rodrigues: secretário especial de Fazenda;

Roberto Fendt: secretário especial do Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (por videoconferência);

Bruno Bianco: secretário especial de Previdência e Trabalho;

Carlos Da Costa: secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade;

Diogo Mac Cord: secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados;

Caio Mario Andrade: secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital;

Martha Seillier: secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos;

Daniella Marques: chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos;

Marcelo Siqueira: chefe da Assessoria Especial do ministro.