pele seca, normalmente, apresenta vermelhidão, descamação e opacidade, além de erupções. Embora pareça uma tarefa complicada lidar com esse tipo, incluir alguns produtos específicos na rotina de skin care pode amenizar os efeitos e melhorar a saúde da derme.

“Pessoas com pele desidratada não necessariamente têm pele seca, que é a falta de hidratação e pode acometer oleosa, mista ou normal. Quando você tem pele seca, seu rosto tem menos glândulas produtoras de óleo, ou seja, menos sebo está presente. Já a desidratada é uma condição em que falta água na derme, ao contrário de uma barreira cutânea prejudicada”, explica a médica dermatologista Debra Jaliman ao “Yahoo”.

Enquanto a desidratada melhora de forma simples, com a ingestão de água e o uso de hidratantes, a pele seca requer uma rotina de cuidados especiais para reparar a barreira cutânea, com produtos suaves e de pH balanceado. Veja a seguir o guia completo:

Sabonete

A limpeza diária é um dos pilares da pele saudável. Apesar de sabonetes em barra não serem os preferidos, são mais ecológicos e alguns podem ter o mesmo efeito. O Dove Original, por exemplo, pode ser usado no corpo e no rosto. Devido sua ação hidratante, pH balanceado e livre de parabenos, o produto é recomendado por dermatologistas para pele seca.

Gel de limpeza

O gel de limpeza pode ser utilizado em dias alternados e, principalmente, depois de remover a maquiagem. Uma boa opção é o Gel de Limpeza Facial Micelar Bioderma – Sensibio Gel Moussant, que possui ativos calmantes e hidratantes, capazes de diminuir a irritação da pele, sem alterar o pH natural.

Sérum

Prefira séruns com ácido hialurônico, ótimo componente hidratante para ser usado todos os dias. O Sérum anti-idade La Roche-Posay – Hyalu B5 Repair é uma boa opção por conter dois tipos desse ativo, além de vitamina B5 e água termal, que atuam em conjunto para hidratar a pele e repara a barreira cutânea.

Hidratante

Normalmente, se rosto tem a pele seca, corpo também. A Loção Hidratante CeraVe pode ser aplicada em ambos, por isso é uma boa escolha de uso diário. A fórmula suave contém três ceramidas essenciais que ajudam a restaurar e manter a proteção da barreira natural da pele, promovendo viço sem oleosidade.

Protetor solar

O protetor solar é o “melhor amigo” de todos os tipos de pele e, além de protegerem dos raios solares, são capazes de desacelerar os efeitos do envelhecimento e devem ser usados todos os dias, independente da exposição ao sol. A Loção Protetora Facial FPS 60/FPUVA 20 da Natura é ideal para quem busca proteção e hidratação intensiva formulada para pele seca.

Dieta

A alimentação também pode influenciar na saúde da derme. Além de tomar pelo menos dois litros de água por dia, vale colocar no prato: cenoura, alface, espinafre, pepino, uva, frutas cítricas, abacate, melancia, ovo cozido, atum, sardinha e salmão.

Procure um especialista

Nenhum cuidado substitui a consulta com um médico dermatologista, que será capaz de te analisar individualmente e te indicar os melhores tratamentos de acordo com suas necessidades específicas.