As autoridades sanitárias da Holanda pediram nesta terça-feira (26) que todos os avicultores do país isolem e mantenham seus animais em confinamento, em uma tentativa de deter uma epidemia de gripe aviária altamente contagiosa.

A decisão foi tomada após a detecção da cepa H5 do vírus da gripe aviária em uma granja na província de Flevoland, na região central do país, segundo informou o Ministério da Agricultura holandês em nota.

“Cerca de 36 mil aves foram sacrificadas na granja para impedir a propagação do vírus”, afirma o comunicado emitido pelo ministério.

O órgão também informou que detectou aumento no número de aves silvestres mortas no norte da Holanda e no de pássaros silvestres infectados na Alemanha.

Essa é a segunda epidemia desse tipo registrada na Holanda neste ano após um surto similar em fevereiro, quando se detectou uma infecção em granja de perus no sul.

A Holanda foi o país mais afetado em 2003, quando surgiu uma cepa mortal de gripe aviária H7N7, que matou ao menos uma pessoa.