O I Encontro de Mulheres Municipalistas do Tocantins, evento organizado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM), direcionado às prefeitas, vice-prefeitas, primeiras-damas e secretárias Municipais de Assistência Social, que ocorreu nessa terça-feira, 17, e quarta-feira, 18, no auditório da ATM, em Palmas, contou com autoridades defendendo em seus discursos a ampliação da participação feminina na gestão e na política. Palestras motivacionais e qualificações também integraram a programação do evento.

Essa foi a primeira vez que a entidade municipalista executou um evento exclusivamente direcionado às mulheres que atuam na gestão dos municípios. O intuito da ATM foi engajar mulheres para que sejam agentes efetivas na defesa dos municípios e suas populações, além de capacitá-las sobre temas como Comunicação Social, Liderança, Protocolos Municipais, dentre outros.

 

Sororidade

 

O sentimento de solidariedade e empatia entre as mulheres foi defendido pela prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro, na abertura do evento. “É muito importante que nós possamos ajudar e fortalecer umas às outras, ter sororidade umas com as outras. Num universo de 5.570 municípios, temos 651 mulheres no comando das gestões locais, uma conquista para nós. Ressalto que na gestão da capital, várias pastas como Trânsito e Mobilidade Urbana, Segurança, Educação, Controle Interno são gerenciadas e lideradas por mulheres”, destacou a prefeita da capital, ao parabenizar a ATM pela inovação e ousadia na realização do encontro.

 

Representando o Governo do Estado, o vice-governador Wanderlei Barbosa, enalteceu a “sensibilidade da ATM em construir esse sentimento de Municipalismo entre as mulheres, fortalecendo o debate pela igualdade”, disse o vice-governador. Por sua vez, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional TO, Janay Garcia, falou da importância de estarmos retornando os eventos presenciais, e lembrou da campanha feminina que vigora neste mês. “Lembro todas vocês que estamos no Agosto Lilás, e precisamos empoderar mais mulheres para as diversas causas, inclusive a municipalista”.

 

Senado Federal

 

Os senadores Eduardo Gomes e Kátia Abreu também deixaram suas mensagens às participantes. “Nós já aprovamos todas as leis para que possamos dar maior espaço às mulheres na política. Hoje temos projetos em tramitação que buscam ampliar o número de cadeiras no Congresso Nacional. Mas avançamos muito, inclusive sou a primeira senadora a presidir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, em quase duzentos anos de Senado Federal”, disse Kátia Abreu. Já o senador Eduardo Gomes, frisou a presença feminina em áreas fundamentais do bem estar coletivo. ”A força que vem da mulher na discussão da política municipalista e o seu olhar para a saúde, educação, área social, principalmente recentemente com as grandes gestoras do estado do Tocantins, são fundamentais para desenvolvermos os nossos municípios”, disse o parlamentar.

 

Palestra Magna

 

Uma das fundadoras do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), a senhora Tânia Ziulkoski, promoveu a palestra magna do evento. “Precisamos fortalecer a participação e presença da Mulher no Municipalismo, de forma forte, inclusiva e plural, tanto na gestão dos Municípios quanto na elaboração de políticas públicas”, pontuou a palestrante. O MMM foi fundado em 2017, durante a XX Marcha em Defesa dos Municípios, e tem como meta principal unir prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais na luta pela pauta municipalista e pela maior inserção das mulheres na política e no poder. Tânia convidou as participantes a aderirem ao movimento, cuja a cadeira do Tocantins é ocupada pela prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin.

 

Presidente da ATM

 

O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, reafirmou em seu discurso que a entidade municipalista abraça a causa feminina. “Precisamos que as mulheres entrem nas trincheiras da luta do Municipalismo, e que de mãos dadas fortaleceremos juntos os Municípios. Nosso intuito é que este evento vire tradição entre os encontros de mulheres no Tocantins. Por fim, quero dizer a todas vocês que juntas, vocês são imbatíveis”, disse o presidente da ATM, ao agradecer a participação e presença das mulheres e autoridades no encontro.

 

Participantes

 

Participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Antônio Andrade, sua esposa, Virgínia Andrade, a deputada estadual Vanda Monteiro, a presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Janad Valcari, a vereadora Laudecy Coimbra, e os prefeitos Josi Nunes (Gurupi), Divino Morais (Sucupira), Enoque Portílio (Nova Rosalândia), Franciel de Brito (Babaçulândia) e Radilson Pereira (Sandolândia), bem com a presidente da UNDIME/TO, a secretária Municipal de Educação de Piraquê, Francinete Ribeiro.