Os idosos com mais de 80 anos que foram vacinados contra a Covid-19 na quinta-feira (11), em Palmas, voltaram para casa com sensação de segurança. Eles receberam as doses em dois pontos de imunização, no sistema drive thru.

Os médicos e especialistas explicam que a proteção contra o vírus não é imediata. A recomendação é que todos os cuidados para evitar o contágio da doença sejam mantidos mesmo após a vacinação, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Entre os primeiros vacinados na capital há um casal que está junto há 71 anos. Uma idosa não segurou a emoção e chorou ao lembrar que muitas pessoas já morreram em meio à pandemia. Assista o vídeo acima e veja abaixo os depoimentos.

Divonete Vieira, de 81 anos, foi uma das imunizadas e a família comemorou.

“São muitos sentimentos nessa hora, creio que o mais expressivo é o de esperança. Minha mãe é a primeira da família a ser vacinada. Sei que está longe de chegar aos demais, mas a sensação é de que vamos vencer”, disse a filha Cejana.

Rita Bonfim Coelho, de 85 anos, também foi vacinada. A idosa não segurou a emoção e chorou ao falar sobre a aplicação da primeira dose. Ela lembrou que muitas pessoas perderam a vida por conta da doença. (Assista o vídeo acima)

“Hoje eu fui vacinada contra a Covid. Já tive vários momentos da minha vida que deixou muita emoção. Quero agradecer a Deus e a todas as pessoas que estão envolvidas. Eu chorei muito porque tem muita gente que já se foi”, disse emocionada.

Josafá Ferreira Matos de 96 anos e a companheira dele, Alair Pereira Matos de 87 anos, também já garantiram a primeira dose da vacina. O casal, que tem 71 anos de casados, recebeu as doses juntos.

A filha dos idosos, Loudes Régia Pereira Matos, disse que ficou feliz com a vacinação.

“Dá uma segurança. A gente estava muito apreensivo com essa doença e agora estamos super tranquilos. A família toda ficou feliz demais e agora vamos aguardar ansiosos pela segunda dose”, comemorou.

Paulina Batista Manhas, de 85 anos, também foi imunizada. “Estamos muito felizes pela minha querida vozinha ter recebido a primeira dose da vacina”, disse a neta, Meiriane.

Por G1 Tocantins