Um incêndio de grandes proporções voltou a avançar sobre o Parque Estadual do Cantão, na região sudoeste do Tocantins. A queimada na área já tinha sido controlada há 15 dias. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há mais de 10.027 focos de incêndio em todo o estado.

Imagens aéreas mostram nuvens de fumaça saindo da mata fechada e o fogo se alastrando rapidamente. Ao todo, mais de 20 mil hectares já foram queimados, o que equivale a quase 20 mil campos de futebol.
Funcionários do Instituto Araguaia, que atuam no local para controlar as chamas, afirmam que este fogo faz parte da mesma queimada que começou ainda em setembro. Brigadistas do Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) e soldados do exército também atuam na região para prevenir que o incêndio se espalhe ainda mais. As equipes contam, inclusive, com o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Na última semana chegaram a Palmas os reforços solicitados pelo Exército. O objetivo é conseguir chegar e atuar em mais áreas do estado atingidas pelos incêndios. Os militares e as viaturas vão se juntar aos outros profissionais.