A pandemia tem colocado em risco a manutenção da cultura de povos indígenas que habitam o Tocantins. São mais de 13 mil pessoas de dez etnias vivendo no estado nos dias atuais. A perda dos anciões para o coronavírus tem causado impactos incalculáveis, pois além das vidas, o vírus também leva embora o conhecimento ancestral.

De acordo com dados do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), no Tocantins foram 1.224 casos de coronavírus entre indígenas no Tocantins, sendo que 11 não resistiram. A rica cultura Javaé já sofre os impactos da pandemia.

“Nós perdemos anciões da nossa aldeia e anciã artesã. Nós perdemos. É muito doloroso, mas essa doença veio para levar essas pessoas mais importantes da nossa vida, que são a nossa biblioteca da cultura. É ali que nós aprendemos, com eles que nós aprendemos”, contou o Ademir Kurisiri Javaé.

Quando um indígena morre de forma repentina parte da história daquele povo também se perde. Isso porque entre os povos indígenas a maior parte dos ensinamentos, vivências e experiências é repassada verbalmente. Os relatos escritos não são tão frequentes, pois a cultura vive e se multiplica a partir do conhecimento dos anciãos.

Quando se fala em cultura indígena é preciso se lembrar da diversidade que cerca esses povos milenares. O Tocantins tem dez etnias indígenas: cada povo tem língua, tradições e ritos próprios.

Para que toda essa sabedoria não se perca é preciso primeiro respeitar esse conhecimento como legítimo e único.

“É uma cultura muito valiosa, que entre eles tem muito respeito e os povos são diversos. O povo Apinajé e um povo com a sua cultura, o povo Karajá é outro povo com outra língua, com outras festas e outros rituais. Muitas vezes a sociedade acha que os povos indígenas são todos iguais, mas não são. No Brasil nós temos 274 línguas faladas por 305 povos. É uma diversidade imensa e muito valiosa”, conta a historiadora Eliane Franco Martins.

Respeito pelas diferenças e incentivos reais à manutenção da cultura indígena são itens básicos para manter viva não só a história do Tocantins, mas tradição dos primeiros moradores dessa terra.

Por  G1 Tocantins.