O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Industria, Comércio e Serviços (SICS), realizou  uma videoconferência para informar as linhas de créditos disponíveis pela Agência de Fomento do Tocantins a diversas categorias que foram fortemente impactadas pela pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19).

O superintendente da Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Ferreira, conduziu o encontro virtual que contou com a participação da diretora Operacional da Agência de Fomento, Águida Firmino da Silva. A reunião virtual contou com representantes dos profissionais da beleza, taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativos, profissionais de educação física, autônomos, entre outras categorias.

Ao abrir a videoconferência, o superintendente apresentou as medidas tomadas pelo governo estadual destinados a apoiar os empreendedores neste momento de crise como proibição de corte de energia e água, prorrogação do pagamento do ICMS, além das linhas de créditos disponíveis pela Agência de Fomento.

Em seguida, a diretora operacional da Agência apresentou os critérios de acesso às linhas de crédito e microcrédito oferecidas pela Agência com taxas de juros reduzidas e prazo de carência estendida. Os recursos atendem os pequenos empreendedores de todo o Tocantins, inclusive os da Agricultura Familiar, Microempreendedores Individuais (MEIs) e da área do Turismo.

Participantes

Uma das participantes, a autônoma Laryssa Ribeiro questionou sobre o tempo de liberação dos recursos, após a entrega da documentação. Já Luciano Lucas destacou preocupação com o pagamento da folha, destacando a importância do crédito para ajudar na saúde financeira das empresas. O vice-presidente da Associação dos motoristas de Aplicativos, Hugo, questionou os critérios de acesso ao microcrédito para os colegas que não conseguem comprovar renda no momento.

Apoio

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, enfatizou a importância de apoiar e munir a classe empresarial de informações para superar este momento difícil.

“O governador Mauro Carlesse entende que é hora de unirmos forças e desenvolvermos ações conjuntas em favor de todos os setores da economia, a fim de atenuar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus”, afirmou.

Informações

Mais informações sobre as linhas de créditos oferecidas pela Agência de Fomento podem ser obtidas através do telefone 3220-9800/ 3220-9813/9993-7016/99277-5177, ou pelo email atendimento@fomento.to.gov.br, site www.fomento.to.gov.br . O Horário de atendimento da agência é de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.