Um jacaré adulto foi resgatado na Praia de Jaguaribe, em Salvador (BA), na manhã desta quinta-feira, dia 15. A captura do animal, que tem 1.60m e cerca de 28kg, foi realizada pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) da Polícia Militar e pelo Gepa da Guarda Municipal.

As equipes foram acionadas e encontraram o animal silvestre da espécie Jacaré-Coroa (Paleosuchus trigonatus), nas proximidades da foz do Rio Jaguaribe, local conhecido como Terceira Ponte. Após imobilização, o réptil foi encaminhado para Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema. O animal será submetido a exames e será devolvido ao seu habitat natural.

 “Importante que a população sempre acione a PM, através do telefone 190, para esse tipo de ocorrência”, alertou o comandante da Coppa, major Amílton Teixeira.

Segundo a Guarda Municipal, desde 2014, já foram resgatados mais de 5.400 animais silvestres em Salvador, sendo 949 em 2020.

O jacaré-coroa é uma espécie originária na Amazônia, encontrado em pequenos riachos no interior da floresta. Tem focinho comprido e estreito, e a cauda relativamente curta. Sua cabeça tem formato triangular. Também é conhecido pelos nomes de curulana e jacaré-curuá.