O presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), pré-candidato a governador, vai assumir o comando do Palácio Araguaia no mês de setembro. O motivo se dá por conta das viagens do governador Marcelo Miranda para o Japão e da vice, Cláudia Martins, para a Indonésia. O governador estará fora entre os dias 15 e 28 de setembro, e Cláudia fica ausente da vice governadoria entre 21 de setembro a 4 de outubro. Carlesse, dessa maneira, ficará no Palácio Araguaia entre 21 e 28 de setembro.

Marcelo Miranda  vai para Tóquio, onde ocorrerá o seminário Tocantins-Agro, visitará o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas, a Japan External Trade Organization (Jetro), o Japan Bank for International Cooperation (JBIC); e participará de rodadas de negócios com representantes da Mitsubishi Corporation, Mitsui Corporation, Toyota Tsusho Corporation, Marubeni Corporation, Itochu Corporation, Sumitomo Corporation, Mayekawa, Nipponham Foods e Nippon Koei Consultants.

Na comitiva do  governador seguirão o senador Vicentinho Alves (PR), a deputada federal e primeira-dama do Estado, Dulce Miranda (PMDB), o chefe do Escritório de Representação em Brasília, Renato de Assunção e o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros. Ainda seguirão sem ônus para o Estado o presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, o diretor da Valor da Logística Integrada (VLI), Edson Zacarias, o secretário-executivo da Câmara de Comércio Brasil/Japão, Fujiyoshi Hirata, e o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Eduardo de Carvalho Lago Filho.

Fórum Global de Mudanças Climáticas

A vice-governadora Cláudia Lelis e a secretária estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Luzimeire Ribeiro de Moura Carreira, vão a Balikpapan, Província de Kalimantan do Leste, na Indonésia, onde participam da reunião anual do Fórum Global de Mudanças Climáticas dos Governadores para Clima e Floresta (GCF), dedicada ao estabelecimento de parcerias concretas para as economias verdes, com ênfase na produção sustentável de commodities.