O secretário especial da Cultura, Mario Frias, anunciou um edital no valor de R$ 30 milhões para a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil em 2022, que selecionará produções audiovisuais sobre o tema.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secult (Secretaria Especial da Cultura), o edital comemorativo abrangerá projetos brasileiros independentes. As produções poderão ser documentais, ficcionais ou animações de curta e longa metragem. O valor total investido será de R$ 30 milhões e contemplará cerca de 20 projetos.

Mario Frias utilizou seu perfil oficial no Twitter para fazer o anúncio. “Teremos um excelente investimento no resgate do imaginário público de todos os grandes heróis da nossa independência. A comemoração do Bicentenário é um evento de todos os brasileiros, e iremos levá-la para cada um de vocês”, disse.

Segundo o secretário, outros editais serão lançados em breve. Sem dar detalhes, afirmou que haverá editais específicos para a produção regional e novos produtores, “que irão promover a nacionalização de nossa cultura, a descentralização dos recursos do Fundo, além de incentivar as empresas e os profissionais locais, levando mais emprego e renda a todas as regiões do País”.

De acordo com a Secult, os projetos serão selecionados por uma comissão mista, formada por servidores da Ancine (Agência Nacional do Cinema) e da Secretaria Especial de Cultura, e por profissionais do setor audiovisual.

Por Poder 360