O ano de 2021 começou com oportunidades para quem deseja ingressar em um curso superior e, a exemplo de processos seletivos de relevância nacional, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular da Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realiza o Vestibular 2021/1 com a oferta de 640 vagas em cinco cidades do estado, com provas aplicadas presencialmente.

As provas do Vestibular Unitins 2021/1 serão aplicadas no dia 27 de janeiro, uma quarta-feira, assim como a Unicamp que realiza suas provas presencialmente hoje e amanhã, 06 e 07 de janeiro – quarta e quinta-feira, e outras instituições em todo o país que realizam provas de vestibular e concursos já neste início de ano.

No caso da Unitins, a aplicação das provas objetiva e de redação no meio da semana atende à programação de não coincidência com os finais de semana em que haverá provas do Enem e ao cronograma para início das aulas em 18 de fevereiro, conforme definido em Calendário Acadêmico e aprovado pelos Conselhos Superior da Universidade.

Segundo o reitor da Unitins, Augusto Rezende, um dos motivos considerados para a aplicação presencial das provas é para valorizar e oportunizar a participação de mais candidatos da região, além do acesso ao processo seletivo, mesmo para aqueles que não tenham equipamentos ou sinal de internet estável para uma avaliação on-line, por exemplo.

O horário das provas também foi pensado com base nos perfis de candidatos ao vestibular: das 14h15 às 19h15, possibilitando àqueles que trabalham que possam comparecer ao emprego normalmente no turno da manhã. Os organizadores do certame lembram que, conforme edital, os candidatos poderão solicitar atestado de comparecimento no dia das provas.

Uma informação importante no tocante à prevenção à Covid-19 é que os candidatos terão mais tempo para ingressar nos locais de prova: 30 minutos a mais do que nos certames anteriores. Os candidatos terão 90 minutos para entrar nos locais de prova, das 12h30 às 14h, quando os portões serão fechados em todas as unidades. Isso, segundo os organizadores, é para evitar aglomeração na entrada dos prédios.

Para garantir a segurança dos candidatos e toda a equipe envolvida na aplicação das provas, a Unitins instituiu um protocolo específico para o Vestibular 2021/1, que atende ao Protocolo de Segurança em Saúde criado juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), além de considerar as medidas e orientações do MEC e INEP para a aplicação das provas do Enem deste ano. O protocolo prevê medidas de distanciamento entre os candidatos, uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura corporal, uso de álcool 70%, além da redução no número de quantidade de candidatos por sala, sendo limitado a 50% da capacidade total.

O reitor Augusto Rezende defende o papel social da universidade ao realizar o vestibular presencialmente. “O vestibular presencial é importante para que a Unitins, como universidade estadual pública, contemple os alunos do estado e das regiões próximas, cumprindo a base legal das vagas reservadas para alunos de escola pública. Além disso, em um processo de retomada gradual de atividades, o vestibular é importante e viável de ser realizado cumprindo todos os protocolos de segurança e saúde”, afirma o reitor.

O edital completo, cronograma e o protocolo sanitário de aplicação das provas estão disponíveis no Portal da Unitins (clique aqui).

Vestibular

As inscrições para o Vestibular Unitins 2021/1 seguem abertas até o dia 11 de janeiro, próxima segunda-feira. São ofertadas 640 vagas para o primeiro semestre de 2021, com início das aulas dia 18 de fevereiro, em 16 cursos, sendo:

  • Câmpus Araguatins: Letras e Pedagogia;

  • Câmpus Augustinópolis: Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem;

  • Câmpus Dianópolis: Administração, Ciências Contábeis e Direito;

  • Câmpus Palmas: Direito, Engenharia Agronômica, Pedagogia, Serviço Social e Sistemas de Informação;

  • Câmpus Paraíso: Ciências Contábeis, Direito e Tecnólogo em Agronegócio.

Os cursos da Unitins são presenciais e gratuitos. Em virtude da pandemia da Covid-19, as aulas do semestre 2021/1 iniciarão de forma remota. As aulas serão retomadas presencialmente assim que houver condições seguras para a comunidade acadêmica.